15 de junho de 2019

Redação: A conversão da arte

Estudante Laryssa Bahia
Colégio Ivo Leão - Curitiba

https://www.significados.com.br/arte/

A arte é algo que diferencia o ser humano em relação aos outros animais.  Raciocinar antes de agir e expressar nossos sentimentos artisticamente são formas de ocupar a mente e o tempo. Mas não foi o caso do massacre em Suzano (SP) e na Sinagoga da Nova Zelândia. Os indivíduos que causaram aquelas violências não se expressaram de uma forma saudável. Ao invés de matar pessoas, eles poderiam ter encontrado na arte um antídoto para os conflitos que provavelmente estariam vivendo.
       Observa-se que a violência dos atentados em Suzano e na Sinagoga são uma amostra da devastação causada pelo ódio e a intolerância. Em Susano, principalmente, vidas foram brutalmente violentadas, mesmo sendo ainda muito jovens. Não tiveram sequer a chance de entender a “razão” daquilo. Se é que existe alguma. Tanto que quase toda a sociedade brasileira passou a se sentir revoltada e indignada pela grande dificuldade de suportar e superar tal episódio.
No entanto, infelizmente, os casos de Susano e da Sinagoga não são uma novidade. Ao se investigar mais profundamente, é possível encontrar muitas escolas do Brasil em que ocorrem ameaças. O problema é que muitos jovens acabam se camuflando em meio ao sofrimento e baixa autoestima. Com o passar do tempo, frequentando redes sociais de culto à violência e conversando com outros jovens com os mesmos problemas, podem vir a agir com agressividade, se tornando agressores em potencial.
Portanto, por meio da arte, problemas como esse não seriam tão comuns como vem sendo, já que esses jovens estariam ocupando o tempo com peças de teatro, filmes, músicas, pinturas e até palestras de superação. A arte é, sem dúvida, uma possibilidade na diminuição de situações de bullying, racismo e preconceito dentro das escolas. E essa diminuição é muito benéfica a toda a sociedade, que consequentemente passa a ter menos pessoas morrendo devido ao ódio e a intolerância.

3 comentários :

Unknown disse...

Parabéns minha irmã, muito linda sua redação, estou orgulhoso de vc.

Unknown disse...

Parabéns pelo artigo! Direto e claro!
Quando vc ocupa seu tempo com algo bom,por exemplo, a arte, pouco sobra para algum tipo de maldade!

Luciana disse...

Parabens Laryssa Bahia, vc é muito talentosa, tenho orgulho de vc e tenho certeza que tudo o que escreves é resultado de seu esforço na arte de estudar, acredito no seu potencial... Luciana Bahia