Por: Jonas J. Berra

O livro é escrito em primeira pessoa. O autor parte de experiências muito próximas do seu e do nosso dia a dia, como o exemplo que ele fornece da chuva. Algo tão natural, mas que para muitos povos antigos seria um fenômeno sobrenatural ou mágico. Hoje, ainda há quem pense que a chuva é enviada por São Pedro.
Penso que o livro todo é uma nobre tentativa de nos mostrar que existe um mundo fora de nossa caixa, nossa caverna de ignorância, para usar o pensamento de Platão, citado na obra de Filipe. A maioria de nós não está habituado a confrontar as próprias cavernas e dirá que já fez isso e que já é uma pessoa bem esclarecida. Ninguém quer se colocar como um prisioneiro que acredita em sombras mentirosas e falsas. Quase todos querem se sair bem na história, como seres mais avançados.
![]() |
Autor: Gabriel Filipe Graduado em Filosofia Especialista em Ciência Política Fundador da Revista Ateísta. |
Quantas pessoas seguem à risca as sugestões de padres, pastores, astrólogos, cartomantes, numerologistas, homeopatas, pais de santos e até chegam a morrer por falta de travamento médico? O charlatanismo está nas religiões e cria escravos a partir de pessoas humildes e carentes, desprovidas de qualquer proteção intelectual contra suas artimanhas. Elas chegam a dar todo o dinheiro que tem a pastores, donos de fazendas, com a promessa de prosperidade. Mas, os únicos que realmente conseguem isso, são os líderes dessas máquinas de dinheiro, em que muitas Igrejas se tornaram. Tudo isso é criticado direta e indiretamente pela obra de Filipe, cuja leitura é um remédio para a ignorância dessas pessoas, ainda que eu saiba que poucas se darão ao trabalho de ler, já que a Bíblia é "o único livro verdadeiro" para elas.
![]() |
Ilustração retirada de propaganda no facebook |
O trabalho de Filipe traz uma fabulosa contribuição ao saber filosófico e a divulgação da ciência por meio de uma linguagem de fácil compreensão, mas não menos complexa, pois precisa de um pouco de atenção para entender seus argumentos. Mas é, sem dúvida, uma excelente leitura a ser feita, capaz de desafiar e mexer com a sensibilidade dos que continuam presos ao pensamento mágico e sobre os quais temos poucas esperanças de progresso.
Ebook: CLIQUE AQUI
Referência:
FILIPE, Gabriel. Deuses, fantasmas e outros mitos: o pensamento mágico no jogo das lacunas.. Linhares, ES: Pense, 2018.
Nenhum comentário :
Postar um comentário