12 de janeiro de 2016

História da Teoria Antropológica – Paul A. Erickson e Liam D. Murphy

Por: Edinei Marcos Grison

A Editora Vozes lançou em 2015, a primeira edição do livro: História da Teoria Antropológica, dos professores: Paul A. Erickson e Liam D. Murphy. A tradução foi realizada por Marcus Penchel. 374 páginas, R$ 93,50 nas livrarias Vozes.
O volume trata-se de um grande apanhado da antiguidade até a atualidade sobre a história da teoria antropológica. Os autores destacam os séculos XX e XXI como principais na obra. Está dividida em III capítulos, recheados de subseções curtas, profundas e agradáveis ao estudo.

Na primeira parte, os autores iniciam com uma abordagem da antropologia na antiguidade, e, concluem a seção com Ferdinand de Saussure e Janice Boddy. Esta seção, apresenta a aurora da antropologia, seus sistemas teóricos e momentos históricos.
A segunda parte, trata da primeira metade do século XX, e, de três das principais escolas antropológicas, a saber: a antropologia cultural norte-americana; a estrutural francesa e a social britânica. Ao final da seção, Lee D. Baker apresenta a subseção conclusiva: Falando da Teoria Antropológica.
Na última parte é tratado pelos autores o final do século XX e início do XXI, suas diferentes escolas antropológicas e correntes da antropologia contemporânea. A seção é encerrada por Lila Abu-Lughod.
O volume possui lista de ilustrações, cronologia detalhada dos anos 300 a. C. aos anos 2000 d. C. Após a conclusão, encontra-se no volume, um questionário de revisão, glossário, fontes, leituras sugeridas, fontes das ilustrações e índice remissivo. Em cada capítulo, conceitos chaves são destacados em cada página com notas às margens para esclarecimentos dos leitores.

Este material é fundamental para estudos de antropologia e história das ideias antropológicas. Linguagem fácil, acessível e didaticamente organizado para facilitar os estudos acadêmicos.

Nenhum comentário :