6 de janeiro de 2015

Compreender Hans Jonas

Por Oséias Marques Padilha


Compreender Hans Jonas é uma das obras mais recentes do Prof. Jelson Oliveira da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lançado em 2014, acrescentando assim, à Coleção Compreender, da Editora Vozes, uma abordagem acerca da filosofia de um dos maiores pensadores da ética contemporânea, conforme destaca o autor.
O livro é constituído de 6 capítulos, sendo eles :  1) Hans Jonas, vida e obra; 2) O gnosticismo e o problema do dualismo; 3) Por uma ontologia da vida; 4) A questão da técnica; 5) A ética da responsabilidade; 6) Responsabilidade nos experimentemos com seres humanos;
O autor tem como objetivo buscar através da obra, respostas para as seguintes perguntas: “[...] Quem é Hans Jonas afinal”? Quais elementos dão unidade a seu pensamento? Qual é o itinerário que unifica e dá consistência a sua filosofia?”(OLIVEIRA, 2014, p.10)”.
No entanto o autor não possui a pretensão de encontrar respostas que culminem numa interpretação unívoca concernente ao pensamento de Jonas, mas deixa claro que o que será encontrado na obra refere – se a “uma orientação, uma espécie de mapa que nunca é inteira paisagem” (OLIVEIRA, 2014, p.10).
Faz – se urgente a leitura de Hans Jonas em uma era regida pela técnica. Afinal, o pensador debruçou – se sob este tema classificando a técnica, acima de tudo, como um problema ético. Isso se deve ao fato de que “[...] a formulação de Jonas parte de uma evidência : a técnica é um poder ( ou seja, uma forma de atuação) e toda forma de atuação exige um exame moral.”(OLIVEIRA, 2014,p. 117).
O conhecimento técnico- científico tem propiciado a humanidade inúmeras vantagens, no entanto, este poder demonstrou ser benção, e ao mesmo tempo maldição; cooperou com a preservação da vida humana, como por exemplo, na descoberta dos antibióticos, mas também favoreceu a morte de inúmeras pessoas, como em Hiroshima Nagasaki na segunda guerra mundial. Por esta razão “A ética precisa agora não só avaliar as intenções , mas as consequências últimas da ação humana: a técnica não tem, assim, nenhuma neutralidade ética e o mal pode nascer do risco.”(OLIVEIRA, 2014,p.118).
As obras de Hans Jonas são leituras obrigatórias, sobretudo para aqueles que possuem como objeto de estudo a reflexão ética, a bioética, e também a questão da crise ambiental. Para aqueles que ainda não iniciaram sua leitura, possuem agora à disposição mais um importante material, que auxiliará na introdução das linhas fundamentais de seu pensamento.


Este livro da editora Vozes pode ser adquirido em Curitiba pelo Telefone (41) 32331392.



Nenhum comentário :