8 de outubro de 2014

Lançamento: 10 lições sobre Hobbes

Por: Jonas J. Berra


"O homem é o lobo do Homem" (Hobbes)
  A coleção 10 lições da Editora Vozes coordenada por Flamarion Tavares Leite apresenta de modo introdutório as principais ideias de vários pensadores da filosofia (desde filósofos medievais como Agostinho a contemporâneos como Foucault).
    O texto sobre Hobbes foi escrito por Fernando Magalhães, que teve o cuidado de acessar as obras originais do filósofo inglês. A vantagem disso está em não ser uma leitura mediada por terceiros, ou seja, ser uma releitura da leitura. 
   O livro de Magalhães é rico em notas de rodapé, onde é possível encontrar as referências das páginas dos textos originais de onde o autor retira algumas citações. Além disso, os comentários do autor facilitam a compreensão de questões mais técnicas e o desdobramento para outros aspectos que não caberiam ao presente texto. Isso é muito importante para o leitor mais crítico.
    Na introdução podemos ler: "mais um livro sobre Hobbes!". Mas como o próprio autor nos lembra depois, trata-se de uma nova leitura, ou da apresentação de um "outro Hobbes". Certamente, como não é possível entrar em um mesmo rio duas vezes (Heráclito), uma leitura é sempre um olhar diferenciado sobre um mesmo objeto. Nesse sentido, podemos encontrar novidades.
    Durante a leitura é perceptível o modo como o texto desperta o desejo de continuar lendo. É, portanto, louvável que um autor tão estudado como Hobbes, através de um novo texto, ainda possa trazer novidades e novos aprendizados.
    O livro é dividido em 10 partes:
- Um Hobbes desconhecido: interpretações
- Uma vida sem mistérios, ou quase
- O homem que a história oculta
- De que natureza...
- A guerra que não há
- Contrato e Estado - As paixões domesticadas
- Paz: um projeto ético
- O limite da proteção e o direito de resistência
- Um precursor do liberalismo social?
- Um Homem do nosso tempo

"A instituição de um poder comum que mantenha a todos em segurança e permita uma vida satisfeita (...) não é obra de um golpe minorias, mas fruto de um acordo produzido por uma assembleia de homens que escolhe o governante por meio de voto" (p.13).

Este livro pode ser adquirido na livraria Vozes 
de Curitiba ou pelo Telefone (41) 3233-1392.



Nenhum comentário :