14 de agosto de 2014

Religiões em Movimento : o Censo de 2010


Por: Oséias Marques Padilha 

Organizado por Faustino Teixeira e Renata Menezes, o Livro Religiões em Movimento, reúne 19 artigos produzidos por especialistas de diversas áreas das ciências humanas que tratam sobre o panorama religioso no brasil com base nos números obtidos pelo censo de 2010. Números que foram divulgados somente no ano de 2012.
O presente livro traz através do Artigo produzido pelo antropólo Pierre Sanchis, uma análise acerca do crescente interesse no âmbito da academia pela questão do fenômeno religioso no Brasil, mesmo em meio a um contexto de uma secularização progressiva.
A obra também destaca a predominância do catolicismo romano, mas com um crescimento significativamente menor. No entanto, em se tratando do Brasil, os dados ainda confirmam como sendo um país católico, abrangendo 64,63% da população.
Com o Artigo do Sociólogo Flavio Pierucci, falecido em 2012, a obra também aponta para um crescimento muito significativo dos sem-religião, tendo por base não somente o censo de 2010, mas também o de 2000. Esta classe, diz respeito aos que estão “desencaixados de laços institucionais, situando – se melhor, como peregrinos do sentido. São pessoas que como bem expressou Sílvia Fernandes, estão em ‘re-definição de identidade’(TEIXEIRA, 2013, p.27), cujo lema é “ser sem pertencer”.
O livro também não deixa de trazer números referentes as religiões afro-brasileiras, orientais, bem como da tradição indígena, que embora seus adeptos sejam de menor número, possuem tanta importância para a história das religiões brasileiras quanto as religiões predominantes.

Religiões em Movimento trata – se de uma obra de extrema importância para compreendermos a dinâmica das reconfigurações ocorridas na vida religiosa dos brasileiros nos últimos tempos, através de uma perspectiva sócio – antropológica, que nos ajuda entender um pouco da nossa riqueza cultural.

Adquira o seu Religiões em Movimento : o Censo de 2010 na Livraria Vozes de Curitiba pelo Telefone: (041) 32331392.

Nenhum comentário :