30 de junho de 2014

Em Busca de Sentido – Viktor E. Frankl

Por: Jonas J. Berra

“Temo somente uma coisa: não ser digno do meu tormento”. Essas palavras de Dostoievsky ficaram gravadas na mente de Viktor E. Frankl e continuaram a voltar à sua consciência todas as vezes em que ele via o sofrimento e a morte das pessoas nos campos de concentração, cuja liberdade interior era um último consolo. Para Frankl, as pessoas que passaram pelos campos de concentração foram dignas dos seus tormentos porque foram capazes de provar que, apesar do sofrimento, há liberdade interior. Se existe alguma coisa que não se pode tirar do ser humano é sua liberdade interior. 

“A liberdade espiritual do ser humano, a qual não se pode tirar, permite-lhe, até o último suspiro, configurar a sua vida de modo que tenha sentido [...]. Se é que a vida tem sentido, também o sofrimento necessariamente o terá” (FRANKL).

Viktor E. Frankl, M. D., Ph. D. (26/03/1905 – 02/09/1997) foi professor de Neurologia e Psiquiatria na Universidade de Viena e também professor de Logoterapia na Universidade Internacional da Califórnia. É o fundador da Logoterapia, muitas vezes chamada de “terceira escola vienense de psicoterapia”. Lecionou ainda nas universidade de Harvard, Stanford, Dallas e Pttsburgh. 

No livro Em Busca de Sentido, Frankl descreve a sua experiência enquanto prisioneiro dentro de um campo de extermínio nazista, mostrando o que sentia e percebia sobre si mesmo e as outras pessoas. Frankl apresenta o campo de concentração como uma situação-limite, tocando na essência do que é o humano: é possível transcender a situações desumanas sobre si mesmo, mantendo a liberdade interior e acreditando num sentido de vida?

Em Busca de Sentido foi dividida em três capítulos. No primeiro Frankl mostra algumas etapas desde a chegada ao campo de concentração. No segundo o autor apresenta os conceitos fundamentais da logoterapia e no terceiro a sua tese do otimismo trágico. 

A leitura desta obra é imprescindível para qualquer um que tenha o desejo de compreender sempre mais o comportamento humano. Ela abre horizontes novos, deixando um pouco de lado os enfoques tradicionais como de Freud, que enfatizada o âmbito da sexualidade. 

Adquira o seu Em Busca de Sentido na Livraria Vozes de Curitiba pelo Telefone: (041) 32331392.

Nenhum comentário :