11 de março de 2013

Lógica no Ensino Médio: educando para a argumentação

Por: Everton Marcos Grison


Em outubro de 2012 ocorreu em Curitiba (Pr) o Encontro Nacional de Pós Graduação em Filosofia (ANPOF). Neste evento, um dos mais abrangentes e populosos em se tratando de Filosofia no Brasil, aconteceram oficinas, minicursos e palestras das mais variadas vertentes. Foi um encontro muito interessante e histórico.
          Pela primeira vez o ensino de Filosofia no Ensino Médio recebeu um espaço verdadeiramente significativo, na intenção de se debater a inserção da disciplina nos currículos escolas, além da partilha das mais variadas experiências com Filosofia, em regiões variadas de todo o território nacional. 
          Muito interessante foi o minicurso ministrado pela professora doutora Patricia Del Nero Velasco; Lógica no Ensino Médio: educando para a argumentação. Trabalhei como monitor na sala em que se realizou o curso e foi muito proveitosa a experiência. Muito gentilmente a professora Patricia enviou, para todos aqueles que participaram do evento naquela sala, todo o material do curso. Pedi sua solicitação para disponibilizar os arquivos no blog para todos os leitores interessados terem acesso e cordialmente a professora Patricia concedeu.  

É importante indicar que Patricia Del Nero Velasco possui um livro, fruto de reflexões muito interessantes, que se propõem como uma introdução às noções elementares da lógica e familiariza o leitor com sua estrutura conceitual. O livro é de muita valia cumprindo o papel de referência para quem pretende ministrar aulas de lógica no ensino médico como também, para aqueles que não são professores, mas se interessam pelo assunto. Fica o agradecimento da equipe do Reflexão Dialogada por esta gentileza da professora doutora Patricia Del Nero Velasco, em permitir a disponibilização deste material. 

          Cabe lembrar que este material pertence à autora e sempre que for usado deve ter sua autoria reconhecida. Utilizar material sem citação é plágio, caracterizado como crime. Reconhecer a autoria dos materiais que usamos é uma forma de reconhecer o trabalho árduo de quem produziu, disseminando uma cultura que se preocupa com as fontes e suas autorias. Por isso, para aqueles que efetuarem o dowload dos arquivos, lembramos da importância de SEMPRE citarem a autoria do material. 

Curso: Lógica no Ensino Médio: educando para argumentação (zip)

Patricia Del Nero Velasco: 
É bacharel (1996), licenciada (1997), mestre (2000) e doutora (2004) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Lecionou em diversas instituições de ensino superior, entre as quais a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a PUC-SP; ministrou disciplinas filosóficas para diferentes cursos de graduação, além de Lógica e Metodologia do Ensino de Filosofia para bacharelados e licenciaturas em Filosofia. Integrou, entre 2003 e 2009, o corpo docente do curso de pós-graduação lato sensu Fundamentos de uma Educação para o Pensar, da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE/PUC-SP). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal do ABC (UFABC) (Fonte: Editora Autêntica).

Nenhum comentário :