3 de fevereiro de 2013

Stephen Hawking's - Uma Breve História do Tempo; Por: Jonas J. Berra


       Eu sempre fui fascinado pela figura do professor Stephen W. Hawking. Desde que vi que ele era um cientista de cadeira de rodas, que só conseguia se comunicar através de um sintetizador de voz, fiquei comovido pela sua genialidade. Infelizmente aos 21 anos ele começou a sofrer de uma doença degenerativa chamada de Esclerose Lateral Amiotrófica que o fez perder os movimentos do corpo.
   
   Neste livro, Hawking procura esclarecer algumas das maiores inquietações vividas pelo ser humano, principalmente depois da criação da teoria do Big Bang. Juntamente com esse grande problema se desdobravam e precisavam de maiores explicações questões como: de onde veio o universo? como e por que ele começou? se haveria um fim, como ele seria? De modo muito claro, Hawking procura explicar todas essas questões sem o uso da matemática, já que, segundo ele, essa disciplina se tornou tão técnica que poucos estão capacitados a tratar das questões primordiais da física e da cosmologia.
        Curiosamente, o prefácio foi escrito por Carl Sagan, a quem também admiro muito pelos seus trabalhos em cosmologia. No final do livro temos comentários sobre três gênios da Ciência: Newton, Galileu e Einstein.
Abaixo temos um vídeo para ilustrar um pouco a leitura deste belo livro.

Nenhum comentário :