Observação: As aulas foram baseadas na orientação das Diretrizes Curriculares de Ensino Religioso da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, em sites e blogs destinados ao apoio de profissionais desta disciplina. São apenas sugestões, que não substituem a criatividade do professor. Nesta proposta, alternamos entre as aulas expositivas de conteúdo, com aulas dinamizadas-reflexivas. Essa ideia surgiu devido a constatação da necessidade de transmitir um conteúdo básico (história das religiões, fundadores, mitos, crenças, etc) com a necessidade de dinamizar as aulas resgatando os valores humanos, objetivando zelar pela tolerância e respeito ao próximo. Essa hipótese leva em consideração a ideia de que os alunos estão na escola para aprender alguma coisa (no sentido de uma visão tradicional), mas trazem um conhecimento consigo (conforme nos ensina a visão progressiva da educação).
- Os slides são simples, com os textos mais ao centro e não possuem animações, pois foram montados para uso na TV Pen Drive. Portanto é preciso salvar no formato JPGE.
Sugestão de sequência de aulas- voltada à transversalidade entre Temporalidade Sagrada e Valores Humanos:
- Budismo (ppt)
- Xintoísmo (ppt).
- O valor do ser humano (plano de aula com dinâmica).
- Hinduísmo (ppt)
- Espiritismo (ppt)
- Diversidade religiosa na África (Vídeo)
- "Diga não. Drogas pra quê?" (texto com sugestão de atividade)
Referência para Fábulas e Contos (clique aqui)
Nenhum comentário :
Postar um comentário