23 de junho de 2012

ONG publica anúncio com Dilma Rousseff, a ‘Senhora dos Anéis’

Por: Jonas J. Berra

Muito interessante esta imagem. O que ela quer mostrar é o poder que a negociação brasileira tem para influenciar a decisão de outros representantes quanto à questão da emissão de poluentes.

Essa é uma indicação para que nos atualizemos um pouco e acompanhemos o que acontece de importante neste país.





http://www.avaaz.org/po/index.php

"O anúncio remete ao filme “O Senhor dos Anéis” e retrata Dilma dividida entre o “mal” (representado pelos governantes dos maiores produtores de petróleo do mundo) e o bem (na figura de líderes supostamente mais favoráveis a fontes de energia limpa). Na peça publicitária, os “malvados” são russo Vladimir Putin, o rei saudita Abdulah e o venezuelano Hugo Chávez; e os “mocinhos”, o britânico David Cameron, o mexicano Felipe Calderón e o neozelandês John Key."
(Fonte:
http://br.noticias.yahoo.com/ong-publica-an%C3%BAncio-com-dilma-rousseff-a-senhora-dos-an%C3%A9is-no-financial-times.html)

"Não queremos dizer o que deu errado. É a tentativa que ainda dê certo. Espero que os líderes mundiais não tenham vindo apenas tirar fotos. A gente tem que parar de dar dinheiro para a produção de combustíveis fósseis. Fico muito assustado com os governos que dão dinheiro para empresas privadas poluírem. Dizem que energia limpa é cara. O mundo e o Brasil, principalmente, não podem regredir neste quesito", afirma Pedro Abramovay da Avaaz no Brasil.
(Fonte: http://portalimprensa.uol.com.br/cdm/caderno+de+midia/50943/ong+publica+anuncio+no+financial+times+com+dilma+rousseff+de+senhora+dos+aneis)

 A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff:
"Como cidadãos globais preocupados, nós pedimos a V.Ex.ª que salve a Rio+20 reabrindo as discussões sobre subsídios fósseis. O texto que os negociadores concordaram não tem comprometimento, prazo ou mecanismos de cumprimento, apenas um "convite" para os países a acabar com os recursos poluidores. É muito pouco para acabar com os quase um trilão de dólares que os governos dão para o carvão, petróleo e gás a cada ano. Nós apelamos para que V.Ex.ª salve a Rio+20 e o planeta ao exigir um verdadeiro acordo para acabar com os subsídios fósseis."
(Fonte: http://www.avaaz.org/po/save_rio_save_the_planet/?slideshow)

Um comentário :

Everton Marcos Grison disse...

Eu me encontro em total decepção com o resultado dessa conferência. De modo geral, só se afirmou o que já haviam prometido em 92. E os índios dona Dilma, como ficam os índios que receberam a promessa que teriam suas terras restituídas? Esse encontro nem em pizza terminou, foi pastel mesmo... Decepcionante gastar-se o dinheiro que foi dado para tão pouco... Será que algum dia conseguiremos deixar de lado os interesses individualizados, nacionalistas, progressistas, para direcionar o olhar para um futuro de veras possível? Precisamos de atitudes, pois as promessas foram feitas a 20 anos atrás e não foram cumpridas.