17 de abril de 2012

Grupo de estudos O Racionalismo Crítico de Karl Popper em Curitiba/ PR

Por: Jonas J. Berra

      Estou organizando, juntamente com o Prof. Dr. Paulo Eduardo de Oliveira, um grupo de estudos intitulado O Racionalismo Crítico de Karl Popper. Este anúncio é uma prévia do que há por vir.
        Um dos objetivos é divulgar e aprofundar as ideias desse grande filósofo da ética e da ciência. Um autor que merece ser reconhecido pelas suas contribuições à filosofia contemporânea.
        Karl Popper tem uma vasta produção bibliográfica, sendo que dá-se mais destaque à obra A Lógica da Pesquisa Científica e A Sociedade Aberta e seus Inimigos. Começaremos um estudo usando a primeira obra menciona.
        A filosofia do Racionalismo Crítico de Popper leva a abordar temas ligados à metodologia da pesquisa científica, filosofia da ciência e lógica; e a filosofia de outros pensadores contemporâneos como: Bertrand Russel, Carnap e Wittgenstein; e de pensadores modernos como Bacon, Hume e Kant. Além, é claro, de ser mundialmente conhecido pelas duras críticas à psicanálise freudiana e ao materialismo histórico marxista.
       Estudar a filosofia do Racionalismo Crítico é muito mais que estudar um autor isolado, trata-se, antes, de um estudo que percorre variados temas e autores fundamentais da história da filosofia. 
       Participe!

Nenhum comentário :