25 de janeiro de 2012

Uma forma barata de enviar livros

Por: Jonas J. Berra

Resolvi vender alguns livros no site Estante Virtual. Dois são os motivos: preciso abrir espaço em casa e ganhar algum dinheiro. Para colocar os livros na internet é fácil, mas uma coisa sempre me deixou confuso. Porque os preços para envio variam de 6 a 7 reais para todo território nacional e quando tentei mandar um único livro até o RS precisei pagar mais de 15 reais? Então, resolvi aprender algo definitivamente valioso neste mundo cruel em que apenas os mais informados e atualizados se dão bem. A fonte de tal revelação é o Blog Escritos Ideológicos. Nele, aprendi que:



"O Registro Módico é uma redução tarifária aplicado ao serviço de Registro Nacional. Pode ser utilizado junto aos serviços de Carta (comercial e não comercial), impresso normal, impresso especial e mala direta postal, quando da postagem de: 
- livros em geral, postados por qualquer pessoa física ou jurídica; 
- materiais didáticos, impressos ou gravados em CD ou DCD, desde que postados por escolas de ensino por correspondência e destinados a seus alunos. - A postagem de livros e materiais didáticos com Aviso de Recebimento - AR, Valor Declarado - VD e Mão Própria - MP, nas modalidades carta comercial, carta não-comercial, impresso normal e impresso especial, deve ser feita obrigatoriamente sob registro (Registro Módico ou Registro Nacional). (Fonte: Correios)"

Na sequencia da postagem, o blog ensina como enviar os livros:

"PASSO A PASSO – COMO FAZER A POSTAGEM

1. Escolha um envelope de papel mais grosso, cor pardo pra colocar os livros, evite caixas pra não pesar mais.

2. Envolva os livros em papel filme pvc - isso ajuda a proteger mais os livros na hora do transporte e mantêm eles limpos para quem vai receber.

3. Em cima das informações sobre destinatário escreva em destaque "impresso - registro módico"

4. Coloque os livros que foram envoltos em papel filme pvc dentro do envelope marrom já identificado e leve pro correio aberto, o pacote deve ser levado aberto porque ele será lacrado na hora da postagem do correio, eles precisam ver que você está enviando mesmo livros, pois essa modalidade de envio mais barata é destinada a livros e outros materiais especiais. 

5. ATENÇÃO: Os correios não devem limitar o peso dos materiais (livros e apostilas) a serem enviados neste tipo de modalidade (impresso normal), na carta comercial você pode enviar até 500 gramas a cada postagem. Como alguns atendentes não conhecem ainda a modalidade impresso eles podem se confundir com carta comercial por isso é importante que você insista.

6. Chegando no correio, deixe claro que quer enviar os livros pelo modoimpresso registro módico, alguns atendentes não conhecem essa modalidade, por isso é importante levar uma cópia impressa das informações que tem no próprio site do correio, segue ai o link: Registro Módico- Correios imprima e leve pra mostrar ao atendente, se está o site, o serviço existe então ele é obrigado a aceitar.

7. Nessa modalidade de envio você receberá um código de rastreamento, o que te dará mais segurança pra acompanhar o andamento da postagem pelo site dos Correios."


Muito Obrigado Ana pelo esclarecimento.

2 comentários :

Francine Cruz disse...

Já gastei um dinheirão mandando livros pelo correio e eles nunca me falaram nada sobre isso, que sacanagem! Obrigada pela postagem!

Jonas J. Berra disse...

É isso aí Fran. Desse jeito não tem erro. Em Curitiba o pessoa é sacana mesmo. Pesa e envia. Poucos se importam em ajudar. Que bom que isso lhe é útil!